Eu sempre me escondi ou ate tirava para tirar fotos.
![](https://static.wixstatic.com/media/dc9d4b_7279887f307940819078e7d8297c0c4e~mv2.jpg/v1/fill/w_512,h_512,al_c,q_80,enc_auto/dc9d4b_7279887f307940819078e7d8297c0c4e~mv2.jpg)
Quando comecei a me organizar para montar o blog, precisei relembrar minha vida antes e depois da descoberta da escoliose, e revirando todas as minhas fotos, que são muitas, eu descobri que não tenho foto de colete.
Na verdade eu não fiquei surpresa, eu odiava usar colete. Conversando com algumas pessoas, elas se espantam quando eu digo que a minha pior fase com a escoliose foi com o colete. Sim foi pior que a cirurgia, foi pior que as dores que eu senti.
"Naquela época, ha 15 anos atrás, a gente não ouvia muito a frase "ser diferente é normal". Ser diferente era bem ruim."
O colete não só me deixava toda roxa, não só me limitava do quadril ao pescoço. Ele era um verdadeiro lembrete de que alguma coisa diferente estava acontecendo comigo e não era legal. Ele atraia olhares curiosos e perguntas de se eu tinha quebrado a minha coluna. Naquela época, há 15 anos atrás, a gente não ouvia muito a frase "ser diferente é normal". Ser diferente era bem ruim.
Eu refleti o quanto a aceitação, o quanto as pessoas serem solidarias com a dor, com a dificuldade, com a diferença do outro está sendo importante para que outras pessoas possam viver bem, possam continuar com suas diferenças e fazendo o melhor para si. Hoje eu vejo o quanto a vergonha de usar o colete pode ter me prejudicado (ou não), mas fico feliz que as pessoas que precisam fazer esse tratamento possam estar um pouco (um pouco) mais livres.
Para você, que precisa usar o colete, eu sei o quanto e difícil, eu sei o quanto dói fisicamente e psicologicamente, mas seja firme, todo mundo e diferente, cada corpo reage de uma forma diferente. as vezes o que não deu certo para mim, pode dar certo para você. Você tem pessoas ao seu lado, se precisar de mim eu estou ao seu lado.
Comments