Um pesadelo que eu ainda não conhecia
![](https://static.wixstatic.com/media/dc9d4b_02391ed5f0494034990f0592234186f5~mv2.jpg/v1/fill/w_400,h_533,al_c,q_80,enc_auto/dc9d4b_02391ed5f0494034990f0592234186f5~mv2.jpg)
Então, aos 13 anos, eu me vi usando o temido colete de milwaukke.
Até o momento eu jamais havia ouvido falar em escoliose, tampouco em colete, em como era terrível usá-lo e como ele causava espanto.
O processo, pelo SUS, até chegar no colete demorou uns 3 meses, isso indo ao Rio de 15 em 15 dias para consultar e tirar medida, mas nisso eu não tinha visto o tal ainda. No dia de pegar, quase tive um treco. O que era aquilo? Meus Deus que coisa horrível, vou virar o centro das atenções. Quando coloquei no corpo já sabia que ia sofrer, não ia ser fácil. Doía muito, real. Depois que ele fez o ajuste então, quase chorei.
Naquele dia, já fui para minha cidade usando colete, porque o bendito médico falou que já teria que começar a usar imediatamente, ou seja, logo de cara 5 horas sentada em uma van mega desconfortável e chorando a viagem inteira. Naquela noite já dormi com o colete, ou melhor, não dormi, fiquei deitada, chorando também.
Não era legal, eu tinha 13 anos só, imagina entender e assimilar isso tudo. Ainda bem, que era final de semana e fiquei em casa o tempo inteiro. Três dias depois eu já tinha alguns hematomas pelo corpo, dores terríveis e noite sem dormir, era horrível acordar com aquela argola no pescoço, tentar levantar e não conseguir.
Mas na minha cabeça, o pior era sair, e estava chegando o dia. Eu ia andando para o colégio, só para piorar. De cara umas três pessoas me pararam para saber o que tinha acontecido, quando cheguei no colégio a diretora mandou colocar uma cadeira mais confortável na sala pois eu havia machucado a coluna (hoje eu ia amar isso, mas naquela época eu me achava um ET). A maioria dos meus amigos já sabiam que eu ia estar com o colete e tudo o que eu estava passando e eles me ajudaram demais com essas questões, inclusive alguns paravam algumas pessoas (que nunca me falaram um oi) que tentavam ficar me questionando. E assim os dias seguiram, eu tirava o colete para fazer educação física, para dançar, jogar capoeira e para tomar banho, no início eu tirava ele no meio da noite também para tentar dormir algumas horas e fui conseguindo dormir aos poucos com ele. Comecei a ter roxos somente quando fazia os ajustes e colocava as almofadinhas. Era engraçado quando eu tirava ele na escola, e todos queriam pegar e alguns até experimentar. Dois anos depois, duas meninas da minha escola também começaram a usar, me deixando um pouco mais "confortável por não ser a única."
"Três dias depois eu ja tinha alguns hematomas pelo corpo, dores terríveis e noites sem dormir, era horrível acordar com aquela argola no pescoço, tentar levantar e não conseguir."
Fora os fatos de morar em cidade pequena, as teorias de porque eu estava usando o colete. Uns falavam que era por causa da dança, outros pela capoeira, outro porque eu carregava mochila pesada, ou porque fui gerada sentada, mas a mais engraçada foi essa*, e justamente na semana que eu ia buscar o colete no Rio, estava treinando uma coreografia nova e tinha uma acrobacia um pouco complicada que fui tentar fazer. Na primeira tentativa, um tombo, eu já esperava é claro, o que eu não esperava era ter platéia e a platéia espalhar para a cidade, uma semana depois, que eu estava usando o colete por conta do tombo que tomei na dança e virei o pescoço. Nossa, fiquei possessa!
Conclusão, usei o colete por quase 5 anos, e o meu grau não melhorou com o colete. Quando penso nisso tudo, penso que seria melhor não ter usado, por mais que tivesse aumentado meus graus. Cada um tem uma experiência, e a minha não foi boa nessa época.
Mas hoje a medicina evoluiu muito, tem outros tipos de colete, e as abordagens são um pouco diferentes. O médico que me receitou o colete não queria que eu fizesse qualquer tipo de atividade física, e não me passou fisioterapia ou RPG. Eu fazia minhas atividades por teimosia (ainda bem) e não fiz fisio e RPG por não conhecer, mas se conhecesse havia feito também.
Mas o colete e um protocolo e eu acredito que ele tenha que ser seguido e já vi muitos relatos de pessoas que se deram tão bem com colete, aliado a fisio e RPG, que não precisaram operar.
Então o conselho que dou, siga as orientações do seu medico, procure outras opiniões medicas também, pesquise, troque experiências, faca atividades físicas, fisioterapia, faça o melhor para você, no final todo o esforço valerá a pena.
Comments